Seminário Final do Projeto ArRiscO

Com o objetivo de divulgar e discutir os principais resultados do projeto, a equipa do ArRiscO organizou um seminário no dia 13 de março de 2023. O seminário contou com a presença de diversos stakeholders, incluindo membros da comunidade científica, elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção, e comandantes e bombeiros das diferentes corporações do distrito de Viseu.

ArRiscO presente em ação de fogo

O projeto Arrisco acompanhou as ações de fogos controlados que decorreram na última semana de Janeiro de 2023 no distrito de Viseu.

ArRiscO presente em encontro científico

A investigadora do projeto Joana V. Barbosa realizou uma apresentação oral na conferência "IX International Conference on Forest Fire Research”, com o título “Effects on Children's Health and Associated Costs: Assessing Long-Term Exposure During 2017 Wildland Fires in Portugal”, em Coimbra, Portugal, 2022.

ArRiscO presente em encontro científico

A investigadora do projeto Joana V. Barbosa participou na conferência "Air and Water Polution”, com uma apresentação oral com título “Health effects of PM10 exposure during 2017 Wildland Fires in Portugal on Children” 2022 (on-line).

ArRiscO presente em encontro científico

A investigadora do projeto Joana V. Barbosa participou na 13ª Conferência Internacional sobre Qualidade do Ar, que decorreu em Salónica, Grécia, em Junho de 2022, com uma comunicação em poster intitulada, “A Meta-Analysis on the Role of Exposure to Fire Smoke on Firefighters Lung Function”.

ArRiscO presente em encontro científico

A equipa do projeto ArRiscO participou no “2º WORKSHOP - Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate a Incêndios Florestais”, que se realizou em Abril de 2022 (on-line).
A investigadora do projeto, Joana V. Barbosa, apresentou o trabalho intitulado “Meta-analysis of the effect of fire smoke exposure on firefighters’ pulmonary health”.

ArRiscO presente em ação de fogo

O projeto Arrisco acompanhou uma ação de fogo controlado realizada em Fevereiro de 2022, em Tabuaço, no distrito de Viseu.

ArRiscO presente em ação de fogo

O projeto ArRiscO acompanhou uma ação de fogo controlado realizada em Novembro de 2021, em Lamego, no distrito de Viseu.

ArRiscO presente em encontro científico

Membros da equipa do projeto ArRiscO participaram no “1º WORKSHOP - Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate a Incêndios Florestais”, que se realizou no dia 14 de fevereiro de 2020, na Faculdade de Ciências e Tenocologia da Universidade de Coimbra, Portugal.
Sofia Sousa, coordenadora do projeto, apresentou o projeto e divulgou os primeiros resultados obtidos.

Apresentação do projeto aos comandantes de Bombeiros do Distrito de Viseu

A coordenadora do projeto, Sofia Sousa, apresentou o projeto ArRirsCO aos Comandantes das Corporações de Bombeiros do Distrito de Viseu, numa reunião que decorreu no dia 29 de Janeiro de 2020, em Santa Comba Dão, Portugal.
Nesta reunião, a coordenadora do projeto apresentou em detalhe o projeto, com especial enfoque na metodologia e nas ações a realizar para as quais será necessário a participação voluntária das corporações e dos seus Bombeiros.

ArRiscO presente em conferência organizada pela FCT

A convite da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a equipa do projeto ArRiscO esteve representada no Encontro Científico "Incêndios Rurais: Melhor gestão baseada em evidência científica".
Pedro Branco, investigador doutorado, apresentou a metodologia do projeto, evidenciando os principais desenvolvimentos.
O evento, organizado pela FCT, realizou-se no auditório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Algés, Portugal, no dia 27 de novembro de 2019.

Reunião com a consultora científica

No passado dia 4 de setembro de 2019, na FEUP (Porto, Portugal), a equipa do projeto reuniu com a consultora científica, Professora Isabella Annesi-Maesano do Instituto Nacional de Saúde e de Investigação Médica de França (INSERM).

Reunião com o CODIS de Viseu

No dia 27 de Agosto de 2019, a equipa do projeto reuniu, em Viseu, com o Comandante Distrital das Operações de Socorro (CODIS) de Viseu, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), para apresentação dos objetivos e metodologia do projeto, e definição de estratégias para implementação do projeto naquele distrito.

Estamos ligados!

O sítio na Internet do projeto ArRiscO está no ar!
Aqui poderão descobrir quem somos e o que fazemos. Visitem regularmente para ficarem a par dos desenvolvimentos do projeto, publicações e eventos.

Financiado por Projeto PCIF/SSO/0101/2017 com apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC).