PARCEIROS
Para responder a estes desafios, e numa perspetiva multi-disciplinar, o projeto ArRiscO reúne equipas de diversas instituições ligadas à investigação em qualidade do ar, saúde respiratória, e à coordenação da ação dos Bombeiros.
A FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) é a maior faculdade da Universidade do Porto (UP). Na Universidade do Porto, o projeto será desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE), que faz parte do Departamento de Engenharia Química. O LEPABE tem sido classificado como “Excelente” pelos vários painéis de avaliação internacionais nomeados pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT). O lema da LEPABE, “From Science to Innovation”, é impulsionado pela combinação de ciência básica com engenharia aplicada e inovação, investindo em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, bem como em formação avançada, transferência de tecnologia e estimulando o estabelecimento de empresas baseadas em novas tecnologias.
A equipa de Qualidade do Ar está integrada no grupo de investigação de Ciências e Tecnologias do Ambiente do LEPABE, e tem mais de 20 anos de experiência na avaliação e gestão da qualidade do ar e emissões atmosféricas e a avaliação dos seus impactos na saúde pública.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) mantém desde há muito tempo uma posição cimeira na formação médica e investigação biomédica enquanto primeira escolha dos estudantes de medicina e principal contribuidor português de publicações de ciências biomédicas. Desempenhou um papel relevante no lançamento do IPATIMUP, IBMC e do ISPUP, com os quais mantém uma estreita colaboração, e que posteriormente originaram Centros de Investigação de Excelência. A FMUP participa no projeto através de um pneumologista, Professor Catedrático e anterior Diretor da Faculdade (2007-2014) e do Programa Doutoral em Medicina.
Sendo um dos maiores hospitais de Portugal, a missão do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) é providenciar os melhores cuidados de saúde, com elevados níveis de competência e excelência, encorajando a formação e investigação pré e pós-graduada. O CHUSJ é considerado uma das instituições de saúde de referência nacional e internacional em diversas áreas. A equipa do CHUSJ é constituída por médicos com especialização em pneumologia.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) é a autoridade nacional em matéria de emergência e proteção civil, sendo um serviço central, da administração direta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.
A ANEPC tem por missão planear, coordenar e executar as políticas de emergência e de proteção civil, designadamente na prevenção e na resposta a acidentes graves e catástrofes, de proteção e socorro de populações, coordenação dos agentes de proteção civil, nos termos legalmente previstos, e assegurar o planeamento e coordenação das necessidades nacionais na área do planeamento civil de emergência. A ANEPC apoia o desenvolvimento do projeto.
O Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (INSERM) é um instituto científico e tecnológico público que opera sob domínio conjunto dos Ministérios da Saúde e da Investigação de França e desenvolve pesquisas na área biomédica e da saúde humana. O principal objetivo do INSERM é contribuir para melhorar a saúde, promovendo o conhecimento sobre as doenças, a inovação dos seus tratamentos e a investigação em saúde pública. O INSERM participa enquanto instituição de acolhimento da consultora do projeto.